tuberculose pulmonar, tratamento e abandono
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo tais como, ossos, rins e meninges.
O grande problema da doença é o paciente que abandona seu tratamento, pois a bactéria mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, torna-se mais resistente e assim prejudicando a saúde. Seu tratamento dura em média seis meses, se interrompido antes desse prazo ele se torna resistente levando o paciente ao início de um novo esquema de antibióticos.
O tratamento dar-se quando o portador da enfermidade inicia o seu tratamento e o conclui obtendo assim a cura com sucesso sem ter que iniciar um novo esquema de tratamento.
O objetivo geral é abordar as causas e consequências da tuberculose pulmonar, definindo anatomia e fisiologia do pulmão abordando assim, causas, sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento da tuberculose.
O presente trabalho foi realizado com base no livro de Severino (2006), a metodologia é bibliográfica, elaborado através de material já publicado como livros, revistas e artigos científicos.
1 ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
1.1 ANATOMIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
Para Douglas (2006) os pulmões são órgão esponjoso e elásticos formados por milhões de alvéolos que se enchem de ar.
Figura 1: Sistema Respiratório
Fonte: BRASIL, 2011.
Tem aproximadamente 25cm de comprimento e 700 g de peso. O pulmão direito é maior em largura que o esquerdo, por apresentar três lóbulos (o esquerdo tem dois), mas é mais curto em altura, pois no lado direito o fígado está presente, fazendo com que o diafragma fique mais elevado. No pulmão esquerdo há uma incisura cardíaca (DOUGLAS, 2006).
Os pulmões estão fixados ao pericárdio através de ligamentos pulmonares e à traqueia e o coração por estruturas chamadas de hilo, compreende vasos brônquicos, brônquios principais e nervos que