Situação de acompahamento da tuberculose
4776 palavras
20 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICAADRIANA VITORINO ARRUDA DO PRADO
SITUAÇÃO DE ACOMPAHAMENTO DA TUBERCULOSE -AVALIAÇÃO ATRAVÉS DO SINAN-
RECIFE 2010
1
ADRIANA VITORINO ARRUDA DO PRADO
SITUAÇÃO DE ACOMPAHAMENTO DA TUBERCULOSE -AVALIAÇÃO ATRAVÉS DO SINAN-
Monografia apresentada como requisito obrigatório para conclusão do curso de PósGraduação em Saúde Pública, ministrado pela Universidade Estácio de Sá, Portal F Concursos.
RECIFE 2010
2
Dedico
esse
trabalho
primeiramente
a
Deus,
fundamental em minha vida e que nos cobre com o dom da sabedoria e nos guia na estrada da vida. A minha mãe, minha avó, pessoas essenciais para esta realização profissional. Ao meu esposo, pelo apoio, paciência, dedicação e compreensão, que me ajudou e me ajuda em todos os momentos a buscar forças para concluir Especialização em Saúde Pública. Ao meu filho, Matheus Clemente, estímulo com constante para lutar diariamente pela vida.
3
AGRADECIMENTOS Agradeço em primeiro lugar a Deus pelo privilégio de ter me iluminado para prosseguir nesta nobre missão de cuidar da saúde. A minha mãe, avó, irmão, esposo e filho pelo apoio e incentivo. In Memorian: José Clemente Arruda Filho, meu querido pai, que onde estiver está feliz por mais uma vitória em minha vida.
4
RESUMO A tuberculose é uma doença infecciosa crônica que acompanha a espécie humana e se apresenta como um dos problemas que mais têm preocupado as autoridades sanitárias do mundo. A distribuição da doença é mundial, com tendência decrescente da morbidade e mortalidade nos países desenvolvidos. A infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) constitui o maior fator de risco para adoecer por tuberculose, em pessoas previamente infectadas pelo bacilo, sendo a tuberculose uma das primeiras complicações entre os infectados pelo HIV. Este estudo de abordagem quantitativa foi realizado com o intuito de avaliar a situação de encerramento dos pacientes