Ttitulos de credito
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 TÍTULOS DE CRÉDITO 5
2.1 CONCEITO DE TÍTULOS DE CRÉDITO 5
2.1.1 Características dos títulos de crédito 5
2.1.2 Classificação dos títulos de crédito 6
2.1.3 Modalidades de circulação 6
2.1.4 Categorias dos títulos de crédito 7
2.1.5 Natureza dos títulos de crédito 8
2.1.6 Principais Atos Cambiais 8
2.2 Principais tÍtulos de crÉdito 11
2.2.1 Nota promissória 12
2.2.2 Regime jurídico da Nota Promissória 13
3 ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 14
3.1 MODELO DE NOTA PROMISSÓRIA 14
4 CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIA 16 INTRODUÇÃO
“Títulos de Crédito”, objetivando absorver os grandes conceitos inerentes ao regime cambiário, como os conceitos de título de crédito, de endosso, de aval e de protesto, bem como as classificações dos títulos de créditos e os princípios a eles inerentes.
Formamos, assim, com a abordagem inicial feita no “Títulos de Crédito” a estrutura cognitiva necessária para passarmos a analisar o regime jurídico específico de cada título de crédito.
O regime jurídico da “nota promissória”, que é um título de crédito bastante utilizado nos negócios jurídicos em geral.
A “nota promissória” é uma espécie de título de crédito, contendo, por conseqüência, as características inerentes a um título de crédito,
É necessário, entretanto, que apontemos as características próprias da nota promissória, que a diferenciam das demais espécies de títulos de crédito.
Gladston Mamede ensina que a nota promissória é um título de crédito que documenta a existência de um crédito líquido e certo, que se torna exigível a partir de seu vencimento, quando não emitida à vista, sendo um instrumento autônomo e abstrato de confissão de dívida, emitido pelo devedor que, unilateral e desmotivadamente, promete o pagamento de quantia em dinheiro que especifica, no temo