Dicionario economia
Ação
Título emitido por uma empresa de capital aberto, que representa a menor parcela em que se divide o capital de sociedade anônima. Indica ser o seu possuidor o proprietário de certa fração de determinada empresa.
Ação ordinária
Modalidade de ação que proporciona participação nos resultados econômicos de uma empresa; confere a seu titular o direito de voto em assembléia. Permite o direito de eleger a diretoria/conselho da empresa. Contudo, quando ocorre uma distribuição de dividendos, os proprietários de ações ordinárias só receberão os dividendos após os proprietários de ações preferenciais terem recebido o seu percentual fixo.
Ação preferencial
Modalidade de ação que garante ao acionista uma maior participação nos resultados da empresa. Dá prioridade no recebimento de dividendos e restituição do capital em caso de extinção da empresa. Em contrapartida, não dá direito a voto. Geralmente, são as ações de maior quantidade disponível e, consequentemente, oferecem uma maior liquidez.
Acionista
Aquele que possui ações de uma sociedade anônima.
Acionista controlador
Acionista que detém um número de ações equivalente a 50% (cinqüenta por cento) do capital votante da empresa mais uma ação.
Acionista majoritário
Acionista que detém o controle acionário de uma empresa. Ver Acionista controlador.
Acionista minoritário
Acionista que detém uma quantidade não expressiva de ações com direito a voto.
Administração Ativa
Consiste numa estratégia para se administrar um fundo de investimento, na qual o administrador do fundo constitui uma carteira, mas não necessariamente investe em ações representativas de um índice qualquer. O administrador compra e vende ações tentando obter uma rentabilidade que supere a do índice estabelecido como referência. A diferença com a administração passiva, é que na ativa não há a réplica da carteira do índice, este sendo tomado apenas como um referencial cuja administração ativa tenta atingir e/ou superar.