Dicionario de Economia
Acção:
Documento que indica ser seu possuidor o proprietário de uma fracção do capital de uma sociedade. Se o capital de uma sociedade deve ser subscrito por várias pessoas, ele é dividido em fracções iguais, o que permite a cada uma subscrever segundo suas disponibilidades e sua vontade.
Acção Endossável:
Acção que pode ser transferida mediante simples endosso no verso da cautela.
Acção Ordinária:
Acção que tem características de conceder a seu titular o direito de voto em assembleia da sociedade.
Acção Preferencial:
Acção que dá ao seu possuidor prioridade no recebimento de dividendos, ou em caso de dissolução da empresa, no reembolso do capital. Não dão direito a voto nas assembleias da sociedade.
Agente Económico: Indivíduos, grupos de indivíduos ou organismos que constituem, do ponto de vista dos movimentos económicos, os centros de decisão e de acções fundamentais.
Ágio:
Importância que o comprador paga a mais sobre o valor nominal de um título.
Ajuste Fiscal: É a tentativa do Governo federal de gastar menos do que arrecada.
Alavancagem:
Termo que designa o efeito de melhoria provocado pelo endividamento na rentabilidade do património líquido de uma empresa.
Amortizações:
São pagamentos de dívidas contraídas por empresas brasileiras e pelo próprio Governo junto a instituições financeiras no mercado internacional.
Análise Económica:
Aplicação à realidade económica do método científico de decomposição em elementos mais facilmente compreensíveis que o todo, visando a inseri-los em um esquema explicativo
Arbitragem Cambial:
É a operação de compra de uma quantidade de moeda local e na venda de outra quantidade de moeda estrangeira, de tal forma que, aplicando-se a paridade entre elas, obtenha-se equivalência
Actividade Económica:
Conjunto de altos pelos quais as pessoas satisfazem às suas necessidades, através da produção e troca de bens e de serviços.
Activo:
Conjunto de bens e créditos que