Significados do Dicionário de Economia
Ação:
Documento que indica ser seu possuidor o proprietário de uma fração do capital de uma sociedade. Se o capital de uma sociedade deve ser subscrito por várias pessoas, ele é dividido em frações iguais, o que permite a cada uma subscrever segundo suas disponibilidades e sua vontade.
Ação nominativa:
Ação que identifica o nome de seu proprietário, que é registrado no Livro de Registro de Ações Nominativas da empresa.
Ação escritural:
Ação nominativa de uma empresa, mantida em conta depósito em nome de seu titular, na instituição depositária que for designada pelo Estatuto da companhia sem emissão de certificados.
Ação Ordinária:
Ação que tem características de conceder a seu titular o direito de voto em assembléia da sociedade.
Ação Preferencial:
Ação que dá ao seu possuidor prioridade no recebimento de dividendos, ou em caso de dissolução da empresa, no reembolso do capital. Não dão direito a voto nas assembléias da sociedade.
Ação listada em bolsa
Ação negociada no pregão de uma bolsa de valores.
Ação sem valor nominal
Nela não há menção do valor expresso em dinheiro, como ocorre com as ações de valor nominal. O preço dessa ação será fixado, na constituição da sociedade pelos fundadores, e no aumento de capital, pela Assembléia Geral ou pelo Conselho de Administração da companhia.
Blue Chip :
Ação de grande liquidez e tradição, muito procurada no mercado de ações pelos investidores tradicionais e de grande porte BNDES:
BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. É uma empresa de propriedade integral do governo brasileiro, responsável pela execução de sua política de crédito de longo prazo.