macroeconomia
POLO: PEDRO AFONSO - TO
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: MACROECONOMIA
DOCENTE: YOLANDA V. DE ABREU
ACADÊMICA: MARIELE DOS SANTOS TAVARES
DATA: 24/08/2014
1) DEFINIR TODOS OS TIPOS DE DESEMPREGO ABAIXO.
DESEMPREGO:
O desemprego é uma condição em que pessoas se encontram quando não possuem atividades que lhes são rentáveis. Situação de ociosidade involuntária em que se encontram pessoas que compõem a força de trabalho de uma nação.
Uma das principais tentativas de formulação de uma teoria econômica para explicar o desemprego surgiu com o conceito de exército industrial de reserva, também denominado por Marx de “população excedente relativa”: uma massa de trabalhadores seria constantemente desempregada pelo progresso técnico e, na concorrência para a obtenção de empregos, pressionaria para baixo o nível de salários, evitando assim sua elevação. O desemprego seria desse modo, uma conseqüência do próprio processo de acumulação de capital, e os desempregados funcionaria como reguladores das taxas de salário dos trabalhadores e, em certa medida, das taxas de lucro dos capitalistas REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA:
DICIONÁRIO DE ECONOMIA PAULO SANDRONI PAG_168.
DESEMPREGO CÍCLICO:
É a Flutuação do desemprego em relação aos valores de tendência. Os ciclo podem tanto ser curtíssimo prazo, o que caracteriza o desemprego sazonal , como de curto de curto prazo. Neste caso, flutua em torno do valor de desemprego natural. Apostilha pag.217(Nairu Nom –accelarating Rate of Unemplyment).
DESEMPREGO CONJUNTURAL:
O desemprego conjuntural ou cíclico, provocado pela gestão da política econômica; a tecnológica ou estrutural resultante dos processos de introdução de novas tecnologias, de técnicas organizacionais e de racionalização do processo produtivo; e o de exclusão, decorrente da desqualificação para o trabalho nos núcleos mais dinâmicos da economia.
DESEMPREGO DISFARÇADO: