minha k
A história se passa na década de 70, tendo como cenário o Afeganistão onde uma das maiores características é a divisão das classes sociais, e na classe dominante temos Amir um garoto mimado, que desde o início do livro demonstra sentimentos questionáveis como raiva, egoísmo, e a busca incessante pela atenção, e pelo amor do pai.
Já na classe dominada temos Hassan filho de Ali, ambos descriminados pelo restante da sociedade dominante por terem descendências mongóis, tendo como características: a bondade, a lealdade e a coragem.
Amir e Hassan apesar de todas as diferenças cresceram juntos, tinham a mesma idade e algumas paixões em comum, oque fez com que uma grande amizade nascesse entre os dois.
Certo dia, Amir e Hassan se inscrevem em um campeonato de pipas, campeonato que Amir vence e para o amigo ter a pipa que o fez campeão como um troféu, Hassan revolve correr atrás da pipa azul, e desaparece. Amir resolve ir atrás de Hassan, e quando o encontra, ele está em um beco sem saída, sendo agredido sexualmente por um grupo de princípios neonazistas, comandados por Assef. Tendo sua lealdade e coragem colocada em prova, Amir se mostra um grande covarde, uma vez que assiste à agressão escondido, e nada faz para ajudar seu amigo.
Atormentado pela culpa, Amir não consegue conviver com a situação que criou com sua covardia, mesmo com o amigo querendo, apesar de tudo, reatar a amizade, Amir resolve tirar de uma vez por todas Ali e Hassan de sua casa, armando um suposto roubo para culpar Hassan, apesar das circunstâncias o pai de Amir que até então não demonstrava sentimentos, aos prantos pediu para que pai e filho não deixassem a casa, porém surpreendentemente apesar de não ter culpa, Ali e Hassan assumem a culpa e mesmo contra a vontade do pai de Amir, vão embora.
Devido a guerra contra a Rússia, Amir e o pai resolvem fugir para os EUA, onde passam a viver uma vida simples em um subúrbio, onde um bom tempo depois, com Amir já