tst salvamento no chile
Mineiros do Chile
Ueslei Freitas
Chile resgata mineiros soterrados
Primeiro subiu à 0h11, e, até as 21h28, 32 já estavam na superfície da mina.Ainda precisa ser resgatado 1 operário, a 700 metros de profundidade.
Trinta e dois dos 33 mineiros já haviam sido resgatados até as 21h03 desta quarta-feira (13) da mina de cobre no norte do Chile na qual eles estavam soterrados a uma profundidade de 700 metros desde 5 de agosto, em uma operação sem precedentes na história da mineração mundial.
Os resgatados estão sendo atendidos por médicos que avaliam as condições gerais de saúde. Pelo menos 22 deles já foram transferidos de helicóptero ao hospital da cidade de Copiapó.
O resgate começou por volta das 23h18 da terça (12), com a descida ao refúgio dos mineiros de Manuel González Pavez, o primeiro socorrista.
Pouco depois da descida dele, os resgatistas, ao lado do presidente Sebastián Piñera e da primeira-dama, Cecilia Morel, cantaram o hino do Chile para marcar o início do trabalho.
González, que trabalha para a Codelco, estatal chilena do cobre, levou 17 minutos para descer os 622 metros do túnel de 66 cm de diâmetro, aparentemente sem problemas. Ele fez o primeiro contato com os mineiros e foi recebido por eles com emocionados abraços.
Depois, os mineiros o cercaram para receber instruções sobre o resgate. Florencio Ávalos, primeiro trabalhador da lista, vestiu a roupa especial entrou na cápsula, que começou a subir às 23h55 da terça.
Florencio Ávalos, o primeiro mineiro resgatado, chega à superfície; no centro, seu filho, Byron, de 7 anos, chora. (Foto: AP)
O segundo socorrista, Roberto Ríos, desceu à 0h27.
Logo depois, o presidente Piñera deu entrevista (assista ao lado), em que prometeu que a mina não voltaria a funcionar até que eventuais problemas de segurança fossem resolvidos.
Piñera lembrou que estava cumprindo sua promessa de trazer os mineiros à superfície "são e salvos". "13/10/10 é um número mágico", disse ele.
O