MONOGRAFIA PREMIO BISA
A EXECUÇÃO TRABALHISTA E O PRINCÍPIO DA DURAÇÃO RAZOÁVEL DO
PROCESSO, FRENTE ÀS NOVAS NORMAS E FERRAMENTAS PROCESSUAIS
A EXECUÇÃO ILUMINADA: O INDISPENSÁVEL RESGATE
DA EFETIVIDADE PROCESSUAL
Introdução
Encurralados numa caverna sem saída, presos por toneladas e toneladas de pedra e terra, com a visão da luz solar temporariamente suspensa, e condenados à privação de quaisquer tipos de regalia, por ao menos mais alguns meses, um grupo de trinta e três mineiros, a maioria chilenos, recentemente, chamou a atenção do mundo ao pedir socorro (através de um buraco de aproximadamente 30 centímetros) e demandar à execução e disponibilização adequada dos recursos necessários às suas subsistências.
A mídia evidenciou o drama dos mineradores chilenos, que ficaram literalmente presos em uma jazida de cobre, desde o dia cinco de agosto deste ano de 2010. Esse grupo de homens sobreviveu numa câmara fechada, a seiscentos e vinte e dois metros abaixo da terra, esperando pelo resgate provável em cerca de quatro meses. Um estrondoso desabamento no inóspito deserto do Atacama bloqueou a única galeria de acesso à Mina San José, onde os trabalhadores foram descobertos vivos somente após duas semanas: quando uma sonda retornou à superfície com um bilhete de alívio. “Estamos vivos, aguardando pelo resgate”.
Graças à comoção das famílias dos obreiros soterrados (instaladas no
Acampamento Esperança) e ao conseqüente empenho das pessoas envolvidas nas operações de salvamento, as expectativas foram superadas e a tragédia teve um final feliz, dois meses e meio antes do tempo previsto. Foram sessenta e nove dias de confinamento, acompanhado pelos órgãos de comunicação de todas as partes do
Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)
2
globo. O episódio, que se transformou num verdadeiro “reality show”, era exibido sob um curioso detalhe cenográfico: duzentos andares aquém da superfície.
Pode-se assegurar, por derradeiro,