Três desafios da Docência no Século XXI
Universidade Cidade de São Paulo1
RESUMO: O presente artigo tem por objetivo destacar o papel do docente na formação individual e coletiva na sociedade contemporânea, marcada pela velocidade e pelo volume de informações. Os conteúdos não são mais estáticos, o público alvo é ao mesmo tempo participante do movimento de transformação e espectador e as instituições, em diferentes níveis, competem por resultados quantitativos e cada vez mais qualitativos. Nesse meio está o profissional docente, extremamente necessário ao ambiente formador e informativo que o Século XXI exige, mas posto como um indivíduo que participa de um corpo desarticulado, dividido na atuação direta em sala de aula e na defesa do respeito pela sua própria profissão.
Os perigos da transição da formação tecnicista promovida no Século XX com o as necessidades e possibilidades do Século XXI – o Século da Informação, expõe desafios na área da educação para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada, onde os conteúdos, objetivos, finalidades e práticas educacionais acompanham a dinâmica da sociedade em acelerada transformação.
Ao se alinhar com as ferramentas tecnológicas, com os meios de comunicação digital, com as redes sociais (utilizadas para ampliar as ações de trabalho, envolvendo sujeitos de diferentes realidades na construção de um projeto em comum) podemos realizar o que a sociedade espera do docente, preparar indivíduos capazes de desempenhar o papel de protagonistas na construção de uma sociedade próspera, justa e fraterna.
PALAVRAS-CHAVE: Práticas docentes. Desafios. Tecnologias de comunicação. Educação e inclusão social.
1. Introdução
No contexto deste início do Século XXI, registramos eventos de transformação que se iniciam na internet, uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas, modificando não somente a forma e o código, introduzindo inovações linguísticas, como também nos objetivos, com teor informativo tanto