Tráfico Humano
Disciplina : Ensino Religioso
Professor :
Aluna :
Série : Turma : Turno :
O tráfico humano
Introdução
Este pequeno estudo irá abordar sobre um dos temas mais preocupantes da atualidade. Tenho o intuito de expor de forma clara e objetiva os pontos principais desse problema que afeta de uma forma extraordinária a nossa sociedade e que a cada dia infelizmente, vem se expandindo de forma exorbitante, tenha uma boa leitura.
Desenvolvimento
A Campanha da Fraternidade realizada pela Igreja Católica todos os anos aborda um tema diferenciado e que é de tamanha importância em nossa vivência. O tema escolhido esse ano é o tráfico humano , um assunto muito complexo e que está presente de uma forma gigantesca em nossa sociedade na atualidade. Cartaz da Campanha da Fraternidade deste ano.
Mas o que é o tráfico humano ? O tráfico de pessoas ou tráfico humano é uma prática do crime organizado, com estrutura sofisticada e ramificada nos grandes centros urbanos e em regiões de fronteira. Conforme ilustra o cartaz da Campanha da Fraternidade, o crime é praticado em quatro modalidades, entre o tráfico para a exploração do trabalho, para a exploração sexual, para extração de órgãos e o tráfico de crianças e adolescentes. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a prática movimenta 32 bilhões de dólares por ano em todo o mundo, com 85% do valor vindo do tráfico para fins sexuais. De acordo dados da ONG (Organização Não-Governamental) Walk Free, são 30 milhões de pessoas no mundo vítimas de tráfico humano. Relatório da entidade em 2013 aponta 200 mil pessoas em situação de mão-de-obra escrava no Brasil, colocando o país na 93ª posição do ranking global de escravidão. Já números da OIT (Organização Internacional do Trabalho) apontam 21 milhões de pessoas exploradas pelo tráfico, sendo 1,8 milhão na América Latina. O perfil das vítimas mostra que 74% são adultos (15,4 milhões) e a maioria