Tropeolina
Introdução
Para indicar a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução líquida, usa-se uma grandeza chamada de pH, que é o símbolo do termo físico-químico potencial Hidrogeniônico.
Se na temperatura de 25 °C a medida do pH de uma solução líquida for menor do que 7, indica que esta é acida, se for maior do que 7, indica que é básica (alcalina) e se for igual a 7, é neutra. Os valores de pH de uma solução líquida variam com a temperatura.
Os indicadores ácido-base, são ácidos ou bases orgânicas fracos em que os pares conjugados apresentam cores diferentes.
Na natureza, as cores de muitas flores resultam da variação da acidez ou alcalinidade da seiva. Por exemplo, a substância química é a mesma nas flores das papoulas (vermelhas) e centáureas (azuis), porém a seiva das papoulas é ácida, enquanto das centáureas é alcalina (básica), dando as cores características das respectivas flores.
Extraindo os corantes naturais das flores ou das folhas de certas plantas pode-se modificar a cor adicionando-se uma solução ácida ou alcalina (básica) e estes corantes podem ser utilizados com indicador ácido-base.
Estes corantes são fáceis de serem obtidos e muito interessantes para serem utilizados nas atividades de educação ambiental para detectar poluentes nos rios e reservatórios de água, por exemplo.
Como exemplo podemos citar a tropaeolina (tropeolina) e alguns indicadores naturais como: hortênsias, hibisco, cravo de defunto e outros, a base de flores para efetuar o teste de pH.
1. Topaeolina (Tropeolina) definição
“Tropeolina sf (lat cient tropaeolu+ina) Quím. Nome comum a diversos corantes amarelos e alaranjados, usados como indicadores de ácidos (em cuja presença se tornam pardos) ou como corantes biológicos.”
2. Descoberta
Com a obtenção do primeiro indicador sintético, a fenolftaleína, em 1877, iniciou-se o interesse pelo comportamento dos indicadores, representando