Artigo TQE
Yasmim Barbosa da Silva N° 40
Beatriz Rodrigues N° 3
Etec Julio de mesquita – Santo André – São Paulo
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo focar na utilização do indicador de pH na industria e em todos os seus ramos, focando-se na sua utilização no comércio alimentício, sendo este um grande abrangedor desta substâncias utilizadas na química para saber se uma solução apresenta um pH ácido (menos que 7), básico (maior do que 7) ou neutro (7).
Desta forma poderemos observar a importância dos indicadores de pH na vida dos químicos de hoje em dia que precisam se moldar ao local de trabalho independente dos materiais disponíveis ou qualquer outro tipo de ferramenta que poderá ou não ser acessível ao trabalhador.
Palavras chave: Indicador de pH. Comércio. Química.
INTRODUÇÃO
Os indicadores da indústria química global são impressionantes, sejam os específicos, sejam os agregados. Globalmente, trata-se de um dos dois maiores setores industriais, rivalizando com o de semicondutores, equipamentos e materiais de tecnologias de informação. No Brasil, é o segundo maior setor da indústria de transformação, perdendo apenas para o setor de alimentos.
O crescimento da indústria química esta a cada dia mais visível e mais aprimorado, deixando de lado obstáculos e sempre seguindo em frente rumo ao progresso. Um grande exemplo disto é o indicador de pH que a cada dia se torna mais indispensável na vida das indústrias, desde a têxtil, até a farmacêutica, sendo uma importante ferramenta dos trabalhadores que tem como seus objetivos garantir a qualidade dos produtos que ao povo brasileiro serão submetidos.
1. O QUE SÃO INDICADORES?
Indicadores são substâncias utilizadas na química para saber se uma solução apresenta um pH ácido (menos que 7), básico (maior do que 7) ou neutro (7).
Geralmente as soluções indicadoras servem apenas para indicar se as soluções se encontram nessas faixas de pH, e não para