Tron
Aluno (a): Helen Cristina S. Cristo
Curso: Design Gráfico Semestre: 2º Professor: Daniel Dresch
Matéria: Computação Gráfica
Filme Tron - Uma Odisséia Eletrônica
O filme Tron – Uma Odisséia Eletrônica é de 1982, ele conta a história de Flynn um programador de jogos para computador que trabalhava em uma empresa de grande porte, ele tem seus projetos roubados por Ed Dillinger que com os programas que roubou acaba virando o chefe da empresa; Flynn acaba sendo demitido, após a demissão Flynn tenta invadir os computadores da empresa para encontrar provas que incrimine Ed Dillinger.
Ed Dillinger criou um programa chamado Master Control, programa esse que controla todo o sistema da empresa. O programa Master captura outros programas para coloca-los como jogadores em videogames, e acaba capturando Flynn e o leva para dentro do sistema, lá ele conhece Tron que é um programa de segurança, juntos ao decorrer do filme eles tentarão destruir o sistema Master pelo lado de dentro.
Em 1982, ano em que o filme foi lançado, os computadores ainda era um bicho de sete cabeças para a maior parte das pessoas, o conceito de computador pessoal para se trabalhar em casa ainda estava começando a surgir, poucas pessoas tinham esse equipamento em casa ao contrario de hoje que de casa três pessoas pelo menos duas tem um computador. A própria programação das máquinas exigia muito conhecimento, pois não existia um ambiente gráfico como o Windows, onde os programas podiam ser acessados através de clicks em ícones, na época, as operações ainda precisavam ser digitadas na máquina através de longas e complicadas linhas de comando.
Portanto, o público do começo dos anos 80 deve ter visto TRON como uma história de ficção científica, já que termos como "programa" e "usuário" estavam começando a aparecer. Isso o transforma num filme visionário, ainda mais pela maneira criativa como a direção de arte imaginou o universo digital que