TROMBOEMBOLISMO PULMONAR CRONICO
7.1 EPIDEMIOLOGIA
Hipertensão pulmonar tromboembólica crônica é uma debilitante doença causada por obstrução crônica das grandes artérias pulmonares. Embora a exata prevalência e incidência anual da TEPCH é desconhecido , os dados do Reino Unido sugerem que esta condição pode ocorrer em cerca de cinco pessoas por milhão de habitantes por ano. Segundo o CES 2009 Orientações sobre hipertensão pulmonar (HP) 379 e o atualizou recentemente classificação clínica da PH,380 TEPCH é listado como um subgrupo distinto do PH (grupo 4). Hipertensão pulmonar tromboembólica crônica tem sido constatadas a complicação a longo prazo do PE, com uma incidência cumulativa de 0,1- 9,1% dentro dos primeiros dois anos depois de um sintomático PE secundário.381 "a grande margem de erro é provavelmente devido a um recurso bias, a ausência de sintomas precoces, e a dificuldade em diferenciar 'true' tromboembolismo pulmonar agudo de um episódio agudo sobreposta a TEPCH pré-existente.
7.2 FISIOPATOLOGIA
A evidência disponível indica que TEPCH é causado principalmente por tromboembolismo pulmonar. Em um recente registro internacional, uma história clínica de TEV foi registrado em 80% dos pacientes com TEPCH.Anticoagulação inadequada, grande trombo massa, re- minada trombos, e recorrência de TEV pode contribuir para o desenvolvimento da TEPCH. Por outro lado, TEPCH não partilha o mesmo perfil de fatores de risco de TEV e tem sido associado com apenas alguns fatores trombofilicas específicos. Estes incluem a presença de anticoagulante lúpico ou anticorpos antifosfolípides e níveis elevados de fator VII DE coagulação
Top of Form
Tem sido proposto que, em alguns pacientes, O PE pode ser seguido de um remodelamento vascular pulmonar processo modificado por infectioninflammation, circulando e vascular e células progenitoras residentes, reposição de hormônio tireoidiano, ou malignidade.
Hipercoagulação, 'pegajoso' as células vermelhas do sangue,