UNIP Praticas Thais
Após a apresentação dos resultados de uma observação assistemática realizada na cidade de Praia Grande, bairro Jardim Melvi, mostrando os ambientes educativos e não educativos em outro trabalho.
Apresenta-se neste trabalho um projeto educativo no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) visando à integração de todas as pessoas que o utilizam.
Centros de Referência em Assistência Social (Cras)
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).
O Cras atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.
O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protética das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
O CRAS tem grande significado para o cidadão praia-grandese “O CRAS tem um objetivo maior de trabalhar na proteção, prevenção de situações mais complexas dentro da família, ajudando as famílias que estão passando por necessidades econômicas, relações interpessoais.” De acordo com a titular da pasta, no momento em que o cidadão entra no CRAS, ele tem toda uma estrutura de acolhimento por meio dos técnicos, que vão estudar cada caso e tentar construir com essas pessoas um novo horizonte.
Visa também priorizar a