Trol brinquedos
Relançamento de uma marca notoria falida
Alunos:
Bruno Cera
Kaue Magno
Renan Pires
Matheus Camargo
11100949
11100356
11101211
11100459
AT3DG
Professor:
Anibal Folco
1. Introdução
Neste projeto elaboramos uma metodologia de pesquisa para a problemática de relançar no mercado atual uma marca notória que faliu. Deste modo efetuamos pesquisas históricas, pesquisas de campo e pesquisas na área da empresa buscando armazenar a maior quantidade de dados para facilitar no processo de elaboração de uma estratégia para a nova identidade visual da empresa escolhida. Nosso maior foco foi a concorrência e a adequação ao mercado atual, pois a área de brinquedos precisa de certos cuidados tanto nas pesquisas quanto na elaboração dos produtos. Estudamos todas as marcas diretas e indiretas para termos uma área de ação maior e um melhor resultado. Mostramos este processo passo a passo e com isso também obtivemos informações satisfatórias para o trabalho.
1
2. HISTÓRIA DA TROL
A Indústria de Brinquedos Trol foi uma importante fábrica de brinquedos fundada por
Dilson Funaro, que cursou a Escola Mackenzie de Engenharia e, vindo de família rica montou, ainda jovem, a CIBRAPE, uma indústria de plásticos. Logo depois adquiriu a Monitora e, posteriormente, a própria Trol que produzia produtos de plástico para indústria, uso doméstico e brinquedos do Brasil. A empresa se localizava na Via Anchieta, e em
Manaus existiu um complexo, rede de supermercados, e uma logística de distribuição no Alphaville (Barueri), margem da Castelo Branco.
Foi responsável pela criação de vários itens, como a boneca Pierina, lançada no início dos anos 1960, e pela introdução no país de brinquedos como o Playmobil, desenvolvido na Alemanha por Hans Beck, em 1974. O Playmobil foi lançado no Brasil em
1976, tendo sido fabricado até o início dos anos 1990. Outro exemplo de brinquedo inovador foi o TCR. A Trol também criou o famoso “dado”