Trocadores de calor
TROCADORES DE CALOR
SANTO ANDRÉ, MAIO 2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SANTO ANDRÉ
TROCADORES DE CALOR
Disciplina: Fenômenos de Transporte II
Curso: Engenharia Mecânica IV
Período: Noturno
SANTO ANDRÉ, MAIO DE 2011
TROCADORES DE CALOR
Um trocador de calor é dispositivo para transferência de calor eficiente de um meio para outro. Tem a finalidade de transferir calor de um fluido para o outro, encontrando-se estes a temperaturas diferentes. Os meios podem ser separados por uma parede sólida, tanto que eles nunca misturam-se, ou podem estar em contato direto.
Um exemplo comum de trocador de calor é o radiador em um carro, no qual a fonte de calor, a água, sendo um fluido quente de refrigeração do motor, transfere calor para o ar fluindo através do radiador (i.e. o meio de transferência de calor). Outras aplicações são usados para refrigeração de fluidos, sendo os mais comuns, óleo e água e são construídos em tubos, onde, normalmente circula o fluido refrigerante (no caso de um trocador para refrigeração). O fluido a ser refrigerado circula ao redor da área do tubo, isolado por outro sistema de tubos (similar a uma Serpentina (duto)) que possui uma ampla área geometricamente favorecida para troca de calor.
O material usado na fabricação de trocadores de calor, geralmente possui um coeficiente de condutibilidade térmica elevado. Sendo assim, são amplamente utilizados o cobre e o alumínio e suas ligas.
Dentro da teoria em engenharia, é um volume de controle, sendo que este equipamento normalmente opera em regime permanente, onde as propriedades da seção de um fluido não se altera com o tempo.
A eficiência de um trocador de calor depende principalmente: * Do material utilizado para construção; * Da característica geométrica e * Do fluxo, temperatura e coeficiente de condutibilidade térmica dos fluidos em evidência.
Quanto as fases, existem 2 tipos de trocadores de calor: * Monofásico, onde