trocador de calor
CENTRO DE ENGENHARIA E CIENCIAS EXATAS – CECE
ENGENHARIA QUIMICA – 4a SÉRIE
TIPOS DE TROCADORES DE CALOR
TOLEDO – PR
2014
Antonio Teste Neto
Maria Elisa Mrozinski
Maycon Vinícius de Senna Ribeiro
TIPOS DE TROCADORES DE CALOR
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Operações Unitárias A em cumprimento parcial aos requisitos para obtenção do título de graduação em Engenharia Química na Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Toledo.
Docente: Marcos Flávio Pinto Moreira
TOLEDO – PR
2014
Table of Contents
Type chapter title (level 1) 1
Type chapter title (level 2) 2
Type chapter title (level 3) 3
Type chapter title (level 1) 4
Type chapter title (level 2) 5
Type chapter title (level 3) 6
1. INTRODUÇÃO
Na engenharia de processos é praticamente impossível não existir a necessidade de troca de calor entre determinadas espécies envolvidas. A mais comum delas é a troca de calor entre fluidos que estão em temperaturas diferentes através de uma parede sólida. O equipamento que desempenha essa troca é chamado de trocador de calor, e suas aplicações específicas podem ser encontradas no aquecimento de ambientes e ar condicionado, produção de potência, recuperação de calor perdido e processamento químico.
Nesse trabalho veremos a análise dos trocadores de calor, suas variáveis relacionadas e seu dimensionamento, com foco nos tipos de equipamentos mais utilizados na indústria química e seu princípio de funcionamento. Com esse conhecimento o engenheiro será capaz de dimensionar, selecionar e monitorar a eficiência dos trocadores de calor nas aplicações industriais.
2. TIPOS E CLASSIFICAÇÃO DOS TROCADORES DE CALOR
Geralmente os trocadores de calor são classificados de acordo com o tipo de corrente, quanto à estrutura e quanto à natureza da transferência de calor. Abaixo encontramos as