TRM 1
2.1. INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
2.1.1. Planejamento
Segundo Idalberto Chiavenato, Planejamento é essencial para determinar com antecedência as atividades que devem ser desempenhadas, e também quais os objetivos serão alcançados, com intuito de oferecer condições para que a empresa se organize a partir de determinadas análises a respeito da realidade atual e futura que se pretende alcançar. (Chiavenato). Segundo Marco Antonio Lucinda, Planejamento é o ato de planejar, definir objetivos e a melhor maneira de alcançá-los. Preparar-se da melhor maneira possível para um futuro incerto. Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente, Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos. “Preparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável” (Peter Drucker).
2.1.2. Plano de Ação
O plano de ação permite a entidade realizar seu planejamento especificando o que será feito, quem é o responsável e quem fará. Além disso, permite monitorar execução através da data da implantação, quando e o status da ação, verificação e ações a serem tomadas.
O plano de ação define as ações a serem tomadas após coleta e análise de dados. Incide sobre ações que devem ser tomadas geralmente em curto prazo, descrevendo como colocar em prática as ações estratégicas, porém nada impede de ser projetado a médio e longo prazo também. Muitas pessoas acham que sabem o que é Plano de Ação e como realizá-lo, porém a prática não mostra essa realidade.
O Plano de Ação é o planejamento de todas as ações necessárias para atingir um resultado desejado onde são especificadas as ações a serem implementadas para corrigir uma questão ou problema de qualidade de um processo ou de uma peça, com responsabilidades e datas