PROJETO GRUPO A
FACULDADE PROFº MIGUEL ANGELO DA SILVA SANTOS - FeMASS
Gestão de Design: um diferencial econômico no crescimento de uma empresa.
ESCOPO DE PROJETO SEMESTRAL
Grupo: A.J.P.
Adelmo Laranja Gomes
João de Freitas Paraíso
Pedro Cesar J. Diniz
Orientador: Profª Jarbas Losano
MACAÉ,
RJ Março de 2011
1. INTRODUÇÃO
A atual necessidade de inovação por parte de empresas, indústrias e até mesmo prestadoras de serviços, como TV a cabo e telefonia, tem feito com que ocorra nova implementação de gestões, marketing e publicidade, devido a grandes concorrências. Sem inovação o mercado tende a permanecer estagnado pela falta de valor agregado ao produto. Novos serviços, novos produtos e novas maneiras de se relacionar no mundo dos negócios são o conceito da evolução empresarial.
Em geral, as novas empresas com grande potencial de crescimento são as que mais inovam, forçando assim as empresas já existentes no mercado há mais tempo a se tornarem também inovadoras.
A Gestão de Design tem sido um dos fatores estratégicos utilizados nessa inovação, fator este que tem tido um grande peso como diferencial econômico. Tal gestão conjuga a satisfação do cliente com o lucro da empresa, na visão de Kotler (2000)1, combinando de maneira inovadora os cinco principais componentes do design: performance, qualidade, durabilidade, aparência e custo. Desta forma envolvendo vários níveis empresariais, desde a gerência até a linha de produção.
Uma empresa que hoje busca como mudança o design, tem que ter ciência de que terá que se envolver pessoalmente com o usuário de seu produto, atingi-lo emocionalmente, assim como afirma Paul Jordan,
“non pensi che anche un ingenere quando acquista un motore si metta a smontarlo per controllarne le parti. Anche il técnico compra secondo I’impressione che ne riceve. Un motore deve essere bello come un regalo per il compleanno”.2
Vamos ver o porquê que o design