Trissomia 18
InícioFAQTrissomia 18 – Síndrome de Edwards
O que é a Trissomia 18?
Trissomia 18, também chamada de síndrome de Edwards, é uma condição causada por um cromossomo 18 extra. Normalmente, os seres humanos têm 46 cromossomos que vêm em 23 pares. Os bebês que nascem com a Trissomia 18 tem três cópias do cromossomo 18, ao invés de duas.
Quais são as características comuns da Trissomia 18?
Bebês com Trissomia 18, normalmente têm defeitos de nascimento que colocam a vida em risco e deficiências intelectuais graves. Eles têm, frequentemente, coração e cérebro defeituosos, além de desordens congênitas em outros órgãos. Bebês com a Trissomia 18 podem nascer bem pequenos e ter um crescimento lento.
Qual é a incidência da Trissomia 18?
Cerca de 1 em 3.000 bebês nasce com a Trissomia 18.
Os bebês com trissomia 18 necessitam de cuidados médicos extras?
Sim, na maioria dos casos os bebês com Trissomia 18 precisam de muitos cuidados médicos especiais, especialmente para ajudar na respiração e na alimentação. Outros tipos de tratamento dependerão de outros diversos problemas de saúde da criança.
Bebês com Trissomia 18 podem ter uma vida normal?
Muitas das gravidezes diagnosticadas com Trissomia 18 são naturalmente abortadas. Bebês nascidos com essa condição geralmente tem apenas alguns dias ou semanas de vida. Apenas 5 a 10% dos bebês com Trissomia 18 vivem mais de 1 ano.
Os bebês com trissomia 18 têm QIs normais?
Bebês com Trissomia 18 têm deficiência intelectual grave.
Como acontece a Trissomia 18?
Na maioria dos casos, a Trissomia 18 é um acidente genético, acontece por acaso. Não há nada que você possa fazer antes ou durante a gravidez para provocar ou prevenir a Trissomia 18.
Qual é o próximo passo?
O teste Panorama, da empresa americana Natera, realizado na Chromosome Medicina Genômica, investiga o sangue da futura mãe e procura no DNA do feto problemas cromossômicos específicos. Esta é uma novíssima forma de triagem genética.