Trim
1
Acidente Vascular Cerebral (AVC)
O acidente vascular cerebral, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. O AVC também é chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE).
Rev Neurocienc 2010;18(1):18-23 Rev Neurocienc 2010;18(1):18-23 2
2
Rev Neurocienc 2010;18(1):18-23
3
Uma incapacitação comum decorrente de AVC é a paralisia completa de um lado do corpo, chamada hemiplegia. Uma incapacitação relacionada, que não é tão debilitante quanto a paralisia, é a fraqueza em um lado do corpo, chamada hemiparesia. O paciente com AVC pode ter problemas em atividades cotidianas simples, como caminhar, vestir, comer e usar o banheiro. Problemas de movimentação podem resultar de dano à parte do cérebro que controla o equilíbrio e a coordenação. Uma abordagem que está se expandindo rapidamente na recuperação é a Terapia de Restrição e Indução ao Movimento (TRIM).
Rev Neurocienc 2010;18(1):18-23 4
Terapia de redução e indução ao movimento (TRIM)
O TRIM é um mecanismo de tratamento para pacientes pós-avc que enfatiza o uso repetitivo do membro afetado durante as atividades de vida diária, visando maximizar ou reestabelecer a função motora do membro superior parético. Um dos princípios de aplicação da TRIM se baseia no não uso aprendido.
Rev Neurocienc 2010;18(1):18-23 5
Atualmente, o TRIM envolve três princípios fundamentais: o uso forçado da mão afetada contendo o braço intacto, treinamento dos movimentos da mão afetada e a junção da prática de ambos os elementos.
A aplicação do TRIM aumentou , em pacientes crônicos , qualidade e quantidade de movimento do membro afetado quando comparado com terapias tradicionais (as quais baseiam-se em técnicas para redução da espasticidade, alongamento e fortalecimento muscular, além de atividades funcionais).
Rev