Ac Cia E Z Trim
Z-TRIM, empregado em queijos e hambúrgueres, é elaborado a base de casca de aveia, casca de arroz, vagem de soja, ervilhas e farelo de milho ou trigo (INGLETT, 1996). As cascas ou farelo, processados em fragmentos microscópicos e purificados, são secos e moídos na forma de pó fino. Ao absorver água, o pó se expande para formar gel que fornece alimentos com textura agradavelmente macia. Produzido a partir de fibras naturais, Z-TRIM não agride o sistema digestivo quando consumido em quantidades normais (INGLETT, 1996). http://agris.fao.org/agris-search/search.do?recordID=US1997051599 ACÁCIA
A goma acácia é uma resina exudada dos troncos e galhos da árvore da acácia, cultivada principalmente na África (região de Sahel). Esse produto é conhecido por diferentes nomes, goma arábica ou goma acácia são os mais utilizados (Codex Alimentarius Rome 2000).
As únicas espécies que produzem seiva para a produção da goma é a Acácia Senegal e Acácia seyal.
A goma acácia é um produto natural, nativo e sem modificações químicas ou enzimáticas, além de ser “GMO free”. É produzida através de um processo físico: a primeira etapa é a de purificação, de forma líquida. Esta etapa remove qualquer tipo de material estranho. Este xarope de goma refinada é esterilizado por tempo curto e alta temperatura, passa por spray drier ou instantaneizador e ao fim do processo é empacotado assepticamente. É comercializado em forma de pó, o que o torna uma substância de fácil dissolução.
A indústria alimentícia está em uma constante busca por ingredientes naturais funcionais. A goma acácia, sendo um ingrediente livre de modificações genéticas, é uma alternativa natural e funcional que atende esta alta demanda de clean labeling (rótulo limpo). A goma transformada é usada como emulsificador e entra, principalmente, na composição de três refrigerantes, além de bombons e pílulas, porque impede o açúcar de cristalizar.
Regulamentação da Acácia
A goma acácia é usada na indústria alimentícia há