trigonometria
Círculo Trigonométrico é um círculo de centro na origem do referencial e raio igual à unidade, ao qual se encontra associado um referencial.
Consideremos sobre o círculo trigonométrico de centro O, os pontos A e B escolhidos como a figura indica.
Se aos pontos A e B fizermos corresponder as semi retas OA e OB, o par (OA,OB) define um ângulo.
O ponto O é o vértice do ângulo e as semi retas OA e OB são, respectivamente, o lado origem e o lado extremidade. Há dois sentidos de percurso num círculo: Ângulo (ou direto) é o ângulo gerado no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.
Ângulo negativo (ou indireto) é o ângulo gerado no sentido dos ponteiros do relógio.
A um ângulo pode associar-se uma amplitude em sentidos chamando-se então ângulo orientado.
Os estudos sobre Trigonometria estão associados à figura do triângulo retângulo e ao círculo ou ciclo trigonométrico. Nas situações envolvendo o círculo, o aluno precisa ter conhecimento dos elementos que compõem a circunferência trigonométrica. O círculo é construído sobre o eixo de coordenadas cartesianas com centro em O, raio unitário e quatro quadrantes.
O círculo trigonométrico possui diversos pontos, os quais estão associados a valores de ângulos. No caso do ciclo de raio unitário, o intervalo para a localização dos ângulos é (0,2tt), sendo que no caso do ciclo, o valor de π corresponde a 180º. Dessa forma, mostre ao aluno que o círculo trigonométrico possui uma volta completa de 360º. Explique as formas de localizar ângulos com medidas maiores que 360º, por exemplo, um ângulo de 540º corresponde a uma volta inteira mais meia volta.
O círculo trigonométrico nada mais é do que uma circunferência de raio unitário , ou seja, r=1. Onde acrescentamos os eixos vertical (seno) e horizontal (cosseno). Para calcularmos um determinado ângulo, marcamos o arco correspondente a este e verificamos os valores de seno e cosseno, utilizando uma tabela trigonométrica,