Trigonometria
O triângulo retângulo é composto por: Catetos ( 2 lados que formam o ângulo reto) e a hipotenusa (lado oposto ao ângulo reto e o maior lado do triângulo
O triângulo retângulo é composto por: Catetos ( 2 lados que formam o ângulo reto) e a hipotenusa (lado oposto ao ângulo reto e o maior lado do triângulo
O Teorema de Pitágoras é uma expressão usada quando possuímos o valor de dois lados do triângulo retângulo e precisamos saber o valor do terceiro lado.
É expresso pela fórmula: (Hipotenusa)² = (Cateto1)² + (Cateto2)²
EXEMPLO:
10²= x² + 6²100= x² + 36-x²= -100 + 36x²= 64x=√64x=8
SENO= Cateto Oposto/Hipotenusa
COSSENO= Cateto Adjacente/Hipotenusa
TANGENTE= Cateto Oposto/Cateto Adjacente
A fim de obter coordenadas dos pontos de uma região na superfície da Terra, Snell, que é mais conhecido pela lei da refração, introduziu a idéia de triangulação. Essa consiste no seguinte:
cobrimos a região com uma cadeia de triângulos de vértices A, B, C, etc escolhidos de modo que cada um, C por exemplo, seja visível desde os dois precedentes ( A e B no exemplo ) e dos dois seguintes ( D e E no exemplo). Tipicamente esses vértices são escolhidos em topos de montanhas, torres de igrejas e outros pontos de fácil visualização. medimos com exatidão o comprimento do lado AB, que é chamado base e que preferivelmente deve estar sobre um terreno plano para facilitar as medidas medimos todos os ângulos dos triângulos da cadeia a partir da lei dos senos e da base e ângulos medidos, calculamos o comprimento de todos os lados dos triângulos da cadeia usando-se Astronomia, calculamos as coordenadas ( latitude e longitude ) de um dos vértices e medimos o ângulo ( chamado azimute ) que um dos lados faz com a direção norte. Com todas essas informações, calculamos as coordenadas dos demais vértices.
Se a região tiver um diâmetro de até cerca de 20 Km, podemos considerar os