trigonometria
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ANA LIZA OSS
ARLINE AMORIM DE SOUZA
KAROLINE VALES BANDEIRA
MOACIR ZORZO
TRIGONOMETRIA
TEIXEIRA DE FREITAS
2013
ANA LIZA OSS
ARLINE AMORIM DE SOUZA
KAROLINE VALES BANDEIRA
MOACIR ZORZO
TRIGONOMETRIA
Trabalho apresentado como parte das exigências da disciplina de MECANICA APLICADA PARA ENGENHEIROS do 3° semestre do Curso de Engenharia Civil da Faculdade do Sul da Bahia, à professora LEIDMAR BRANDÃO.
TEIXEIRA DE FREITAS
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O estudo da trigonométria tem sua origens entre os babilônicos e os antigos egípcios, tendo recebido extraordinário impulso com os gregos e árabes. Sempre foi marcado por sua grande aplicação em variados campos de conhecimento, como astronomia, geografia, arquitetura, engenharia e medicina, e no estudo de diversos fenômenos físicos que têm na trigonometria as bases para sua descrição e compreensão.
2. Trigonometria
Acredita-se que, como ciência, a Trigonometria nasceu com o astrônomo grego Hiparco de Nicéia (190 a.C.-125 a.C.). Este grande astrônomo criou uma matemática aplicada para prever os eclipses e os movimentos dos astros, permitindo a elaboração de calendários mais precisos e maior segurança na navegação. Hiparco ficou conhecido como” pai da Trigonometria”, por ter estudado e sistematizado algumas relações entre os elementos de um triângulo.
A trigonometria, que relaciona as medidas dos lados de um triângulo com as medidas de seus ângulos, é de grande utilidade na medição de distâncias inacessíveis ao ser humano, como a altura de montanhas, torres e árvores, ou a largura de rios e lagos. Por esse motivo, a Trigonometria foi considerada em sua origem, como uma extensão da