O que é Enfermagem na Ciência Cristã e o que significa ser enfermeiro da Ciência Cristã.
Há quinze anos, tive o primeiro contato com as idéias da Enfermagem na Ciência Cristã e do que significa ser enfermeiro da Ciência Cristã, através de uma palestra proferida pelo Sr. Jurandir Serafim, que havia mudado com a família para os Estados Unidos para fazer o curso de Enfermagem.
Fiquei maravilhado ao ser informado de que a palavra inglesa para enfermeira “nurse” vem do verbo “nourish” que significa alimentar, nutrir, sustentar e que este é o papel do enfermeiro na Ciência Cristã.
Foi me dito mais, que o enfermeiro é ou deve ser a sentinela no quarto do doente, dando-lhe pleno apoio, através da conscientização do homem como imagem e semelhança de Deus, durante as vinte e quatro horas do dia, o que faz lembrar de São Paulo que disse: “o preço da liberdade é a eterna vigilância” e de Mary Backer Eddy que diz: “Jesus via, na Ciência, o homem perfeito que lhe aparecia, ali mesmo, onde o mortal pecador aparece aos mortais. O Salvador via a imagem e semelhança de Deus, e esse modo correto de ver o homem curava os doentes.
Por um longo período, fiquei estudando uma apostila que me foi dada, na ocasião, procurando compreender o que significava ser enfermeiro, e com isso, alimentava o anseio de torna-me enfermeiro da Ciência Cristã, pois desejava ajudar as pessoas da maneira mais eficaz.
Durante muito tempo acalentei este ideal, mas com o tempo esse anseio foi arrefecendo, mas procurei nutrir esse conceito de Deus perfeito e homem perfeito que a Ciência Cristã ensina.
Decorridos então esses quinze anos, qual não foi minha surpresa quando o Sr. Jurandir Serafim e a esposa Sra.Maria Aparecida Soler Serafim, voltaram para o Brasil com o intuito de ensinar a Enfermagem na Ciência Cristã instituída, há um século, pela Sra. Eddy.
Inicialmente, achei que pudesse deixar para fazer o curso em uma outra oportunidade, mais à frente, por motivos financeiros, mas quando