Trigonometria
Matemática – Prática do Módulo IV
01/06/2013
RESUMO
A trigonometria é um dos mais antigos ramos da Matemática e já está conosco desde a antiguidade para medir ângulos e distâncias com o objetivo de localizar pontos sobre a superfície terrestre, a fim de resolver problemas oriundos das necessidades humanas. Hoje ela é utilizada em várias situações práticas e teóricas envolvendo não somente problemas internos da matemática, mas também de outras disciplinas cientificas e tecnológicas que envolvem fenômenos periódicos como eletricidade, termodinâmica, óptica, eletrocardiogramas, entre outros.
Palavras-chave: Medidas. Trigonometria. Triângulo retângulo.
1- INTRODUÇÃO
A Trigonometria atua em diversas áreas do conhecimento humano. Surgiu há cerca de 300 a.C. e evoluiu na medida em que o homem descobria novas áreas de conhecimento e implantava métodos trigonométricos para obter resultados lógicos e concretos.
Um dos objetivos da trigonometria é mostrar a utilidade dos conceitos matemáticos no nosso cotidiano.
Através das relações trigonométricas no triângulo retângulo conseguimos obter medidas e distâncias muitas vezes inacessíveis ao ser humano, como por exemplo, a altura de montanhas, prédios ou a largura de rios e lagos.
2- O INÍCIO DA TRIGONOMETRIA
Acredita-se que, como ciência, a Trigonometria nasceu com o astrônomo grego Hiparco de Nicéia (190 a. C. – 125 a. C.). Este grande astrônomo criou uma matemática aplicada para prever os eclipses e os movimentos dos astros, permitindo a elaboração de calendários mais precisos e maior segurança na navegação.
Hiparco ficou conhecido como “pai da Trigonometria”, por ter estudado e sistematizado algumas relações entre os elementos de um triângulo.
A Trigonometria foi considerada em sua origem, uma extensão da Geometria. Podemos encontrar suas aplicações na engenharia, na mecânica, na eletricidade, na astronomia, na acústica e até na música.