Forro de gesso- Resistencia
A durabilidade depende de várias circunstâncias, como o local de instalação. A vida útil aumenta se preservada do contato direto com água e não receber agressões físicas pontuais (martelo). Os fabricantes dão cinco anos de garantia para serviços e materiais instalados conforme as especificações do manual. A propriedade de absorver e liberar umidade ao ambiente confere aos revestimentos em gesso um elevado poder de equilíbrio higroscópico, além de funcionar como inibidor de propagação de chamas, liberando moléculas d’água quando em contato com o fogo.
Por outro lado, devido a solubilidade dos produtos em gesso ( 1,8 g/ l ), a utilização destes fica restrito a ambientes interiores e onde não haja contato direto e constante com água ( áreas molhadas) e desde que se considere certos cuidados, tais como: o alto poder oxidante do gesso quando em contato com componentes ferrosos; o alto poder expansivo das moléculas de etringita, formadas pela associação do gesso com o cimento em fase de hidratação; diminuição da resistência com o grau de umidade absorvida; a solubilidade e lixiviação com a percolação de água constante.
Resistência do gesso à água
O gesso endurecido, ainda que pouco solúvel em água, não pode ser exposto aos elementos ou ficar submerso, pois se dissolve aos poucos. Resistência do gesso ao calor
A experiência mostra que o gesso pode ser utilizado em algumas aplicações de altatemperatura. Entretanto, é preciso lembrar que a peça de gesso, ao ser aquecida, libera a água de hidratação na forma de vapor (acima de 120º o gesso começa a perder parte da água de hidratação e, acima de 300ºC, perde toda a água, formando o sal anidro), alterando sua estrutura química e, conseqüentemente, suas características mecânicas. Em outras palavras: O gesso pode ser utilizado até como molde de fundição para alumínio, mas não se deve contar com resistência mecânica nestas temperaturas, apenas com a manutenção da forma.