Pesquisa de Mercado
Vilfredo Pareto econonista italiano, observou que 80% da riqueza da Itália provinha de 20% da população. O princípio de pareto (também conhecida como regra 80/20) diz que para cada fenômeno, 80% das consequencias vem de 20% das causas. Esta é uma suposição que prega que a maioria dos resultados em qualquer situação é determinado por um pequeno número de causas e este princípio é aplicado em estudos relativos a economia, produtividade, política, desenvolvimento etc e onde mais este “padrão” for observado.
Reflexão
Vendi a minha empresa em junho de 1990. Ingressei em um ramo de atividade novinho em folha. Novas disciplinas, novas oportunidades e a estimulante mudança de uma vida que curte mudanças estimulantes.
Nem tudo na minha vida mudou, no entanto. Algumas coisas permaneceram constantes nessa mudança de uma carreira para outra, como a regra 80/20 que paira sobre a minha cabeça como um velho e conhecido chapéu. Por exemplo,hoje:
- 20 por cento dos meus amigos me dão 80% da amizade de que necessito.
- 80 por cento da minha significativa produção provém de 20% dos dados e informações que recebo.
- 20 por cento do que escrevo são responsáveis por 80% da minha satisfação.
E assim vai. Assim como na minha antiga profissão, a regra 80/20 funciona bem na minha nova profissão. Veja como ela era aplicada nos meus tempos de pequena empresa:
A Regra 80/20 aplicada aos clientes
80% dos meus lucros são gerados por 20% dos meus empregados. O que isto significa para você: justifique os seus procedimentos de contratação e trabalhe com mais afinco para melhorar, ou selecionar, os outros 80%. Ah, sim... - e cuide muitíssimo bem desses 20%
A Regra 80/20 Aplicada aos Problemas do Empregado
80% dos meus problemas de pessoal eram gerados por 20% dos meus empregados. O que isso significa para você: faça alguma coisa em relação a esses 20%. Ou soluciona os problemas deles (treinando e motivando), ou os seus