Trigonometria
A trigonometria é uma área da Matemática que se dedica ao estudo dos triângulos e às relações que podem ser estabelecidas entre os seus lados; essas relações são denominadas de razões trigonométricas e são elas o seno (sen), o co-seno (cos) e a tangente (tan). Acredita-se que, como ciência, a Trigonometria nasceu com o astrônomo grego Hiparco de Nicéia (190 a.C.-125 a.C.).
A Astronomia tem como principal objecto de estudo os corpos celestes, contudo também pode dedicar-se ao estudo de determinadas características físicas da Terra e, utilizando conhecimentos obtidos de outros corpos celestes, responder a perguntas que dizem respeito ao planeta Terra. Algumas dessas questões implicam, por exemplo, a resposta à pergunta “qual a idade da Terra?”. A essa pergunta a Astronomia tenta responder através, por exemplo, do estudo de asteróides e de meteoritos.
Graças à necessidade de ver a Astronomia desenvolvida que a Trigonometria também se desenvolveu. Astronomia na Trigonometria
Quando se associa a Trigonometria e a Astronomia, a associação mais rápida que se pode fazer é que a primeira é utilizada para o cálculo de distâncias entre estrelas próximas que, obviamente, é do interesse da segunda ciência citada.
Contudo as utilizações da trigonometria não dizem respeito somente às distâncias entre estrelas, ou entre o nosso planeta e outros corpos celestes; apesar de antigamente a trigonometria ser utilizada principalmente para esse fim, actualmente a trigonometria ajuda de uma maneira mais expressiva o desenvolvimento da astronomia. A Trigonometria é utilizada na Astronomia actualmente e de como foi utilizada por génios da Antiguidade que, apesar de não terem encontrado os dados preciso que temos hoje, devem ainda assim ser honrados pela imaginação e perspicácia espantosas que deveriam ter tido para conseguirem, através de cálculos relativamente simples, calcular coisas que actualmente a maior