Tributação da zfm
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS – FGV
CURSO: MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL.
DISCIPLINA: TRIBUTAÇÃO DA ZONA FRANCA DE MANAUS.
PROFESSOR: JORGE DE SOUZA BISPO.
ALUNA: ANA LUIZA SANTOS MARQUES.
ANO 2011
PARTE A:
1) O modelo industrial da Zona Franca de Manaus, com base nos incentivos fiscais, é benéfico para a economia do pais ? Relacione no mínimo três argumentos favoráveis e desfavoráveis:
Sim. A capital do Amazonas é um caso único no mundo de área para desenvolvimento incentivado localizada numa região remota, pois sem os incentivos fiscais não haveria empresa que se dispusesse a embarcar nesta região.
Três argumentos favoráveis:
a) O PIB do Amazonas cresceu duas vezes mais do que a média nacional. Nos últimos quinze anos, a produção industrial do pais aumentou 3%. A local 416%.
b) A capital representa 60% da arrecadação de tributos na Região Norte.
c) O município de Manaus ganhou 52 posições no rankig das melhores cidades para fazer negócios.
Três argumentos desfavoráveis:
a) As indústrias da ZFM importam mais do que exportam.
b) No conjunto da economia do país, a ZFM representa apenas 2,66 % do PIB, oferece 0,08% dos empregos e, mesmo sendo uma plataforma especial para exportações, contribui com somente 5% dos dolares que o país recebe vendendo produtos para no exterior.
c) O polo industrial na selva só sobrevive porque deixa de recolher 4,6 bilhões de reais em impostos anualmente.
2) A reportagem em questão é pró Zona Franca de Manaus ? Apresente argumentos favoráveis e desfavoráveis da reportagem.
Sim. É mais favor do que contra, face as contingências sócio-econômicas atuais, pois depois de tanto dinheiro gasto para contruí-la, uma conta que ninguém se arrisca fazer, não tem sentido a idéia de deixá-la morrer.
Pontos favoráveis:
a) As 430 empresas instaladas na ZFM garantem um perfil social, financeiro e econômico para a região Norte, especificamente para a cidade