Tribos
o olhar antropológico
1º Semestre, 2012
o olhar antropológico
1º Semestre, 2012
Introdução
Veremos como “O olhar antropológico” é como um jogo de espelhos, a pesquisa (o estar lá), conseguindo elementos para refletir sobre diversas culturas do passado e suas influências nos dias de hoje.
Desenvolvimento
O olhar antropológico “ Tão diferentes, tão iguais: somos todos “tribais”
O Estudo de uma determinada cultura
Uma coisa que nos motiva é a curiosidade em entender todos os elementos e conceitos de outras sociedades para descobrir como realmente é a cultura que seguimos e respeitamos a partir de comparação entre as diferenças. Um exemplo disso é sobre as atividades tribais, que tem ralação com o nosso consumo na sociedade, já que ambas tentam tomar o símbolo pela coisa simbolizada, levando à conclusão que somos todos tribais. – TÃO DIFERENTES, TÃO IGUAIS: SOMOS TODOS “TRIBAIS”
Cada um tem sua “TRIBO”
Outro exemplo diz questão ao totemismo, onde nas sociedades tribais há uma ligação entre a natureza e a cultura e nas atuais essa mesma relação se dá no mesmo sentido envolvendo a publicidade, onde nós transformamos objetos não humanos em coisas culturais e não a natureza.
Comparando os Índios e seus costumes, em relação a nossa sociedade
Além desses casos, podemos perceber que temos ainda muitas características indígenas, como o ato de visitar parentes. Isso só confirma o que nós já concluímos que a Antropologia é uma ciência muito extensa abrangendo diversos assuntos, desde o exótico ao familiar.
Somos só nós, os povos com conhecimentos?
O estudo em campo – “O estar lá”
Temos o trabalho em campo