Tribos
Tribo indígena é uma forma de organização social e cultural. Os índios brasileiros se organizam em tribos, sendo que cada índio possui uma função dentro desta organização.
Homens são responsáveis pela caça e guerra, mulheres pela comida e agricultura e as crianças brincam e aprendem Cada tribo possui um cacique (espécie de chefe) e um pajé (espécie de sacerdote conhecedor de ervas, rituais e aspectos culturais da tribo).
Cada tribo possui aspectos culturais (danças, jogos, crenças, rituais) que a diferencia de outras.
Funções e divisões de trabalhos:
Homem adulto: são responsáveis pela caça de animais selvagens. Devem garantir a protecção da aldeia e, se necessário, actuarem nas guerras. São os homens que também devem fabricar as ferramentas, instrumentos de caça e pesca e a casa. Mulheres adultas: cabe às mulheres cuidarem dos filhos, fornecendo-lhes alimentação e os cuidados necessários. As mulheres também actuam na agricultura da aldeia, plantando e colhendo (mandioca, milho, feijão, arroz, etc.). As mulheres também devem fabricar objectos de cerâmica (vasos, potes, pratos) e preparar os alimentos para o consumo. Devem ainda colectar os frutos, fabricar a farinha e tecer redes.
Crianças: os curumins da aldeia (meninos e meninas) também possuem determinadas funções. Suas brincadeiras são destinadas ao aprendizado prático das tarefas que deverão assumir quando adultos. Um menino, por exemplo, brinca de fabricar arco e flecha e caçar pequenos animais. Já as meninas brincam de fazer comida e cuidar de crianças, usando bonecas. Cacique: é o chefe político e administrativo da aldeia. Experiente, ele deve manter o bom funcionamento e a estrutura da aldeia.
Pajé: possui grande conhecimento sobre a cultura e religião da tribo. Conhece muito bem o poder das ervas medicinas e actua como uma espécie de “médico” e “curandeiro” da aldeia. Mantém as tradições e passam aos mais novos através