Tribo Urbana " Futebol"
Não temos dados concretos de onde e quando surgiu o futebol, o que sabemos haviam praticas similares à ele em muitas culturas e que em um ponto da história algumas das praticas se misturaram e outras culturas motificavam e acrescentavam regras conforme costumes da epoca e então o futebol foi se desenvolvendo ao longo das epocas, de uma simples brincadeira com as pernas até o jogo complexo com regras que conhecemos hoje.
2600 a.C.
Um jogo de bola praticado com os pés, na China, e que teve como inventor um esperto guarda do imperador Huang-Tsé, é o tataravô do nosso futebol. Oito jogadores de Ada lado, que não podiam deixar a bola tocar no chão, tentava passá-la além dos limites demarcados por duas estacas ligadas por um fio de seda. A diversão surgiu primeiro como exercício de treinamento militar e, depois, virou passatempo da nobreza. A bola era redonda, feita de couro, cheia de cabelo ou crina.
2500 a.C.
Nobres da corte imperial japonesa aproveitavam os momentos de ócio e chutavam uma bola de fibra de bambu. Afastados, seus escravos esperavam que a bola caísse nas proximidades para devolvê-la ao campo. Ou seja, os japoneses inventaram os gandulas.
800 a.C.
O mundo ocidental só começaria a sentir um gostinho de gol com os gregos. No epyskiros- era assim que chamava o bisavô do futebol- existia linha de meta localizada no fundo de cada lado do campo, por meio da qual a bola deveria ser arremessada para a contagem de pontos. Escritores da época se referem ás expressões que os jogadores usavam durante a partida: bola longa, passe curto, para frente.
100 a.C.
Substituição no mundo ocidental. Sai o epyskiros dos gregos e entra o harpastum dos romanos. O jogo praticado pela a turma do César era disputado com uma bola de bexiga de boi, coberta por uma capa de couro, chamada follis. A bola tinha de ser passada de jogador a jogador, cabendo a um deles arremessá-la através da linha de meta adversária, marcando pontos.
50 a.C.
Os gales