Treliças
As Treliças ou Sistemas Triangulados são estruturas formadas por elementos indeformáveis, aos quais se dá o nome de barras, ligados entre si por articulações que se consideram perfeitas, os nós. Nas Treliças as cargas existem somente nos nós, ficando assim as barras apenas sujeitas a esforços normais (alinhados segundo o eixo da barra) de tracção ou compressão
Designa-se por Treliça Plana quando todos os elementos da mesma se encontram dispostos essencialmente num plano.
A definição de Treliça tem como base as seguintes simplificações:
1. barras rígidas
2. Articulações perfeitas
3. articulações com 3 graus de liberdade (rótulas)
4. ausência de forças aplicadas nas barras
Treliça Warren
Com uma estrutura simples e contínua, a treliça Warren é a mais comum em pequenos vãos, porque não há necessidade de usar elementos verticais para amarrar a estrutura. Geralmente as treliças tipo Warren são usadas para vãos entre 50 e 100 metros, que não necessitam de elementos verticais para dar maior resistência à estrutura.
Treliça Pratt
Os elementos diagonais, com exceção das extremidades que apontam para o vão central, fazem da treliça Pratt uma fácil identificação. Com exceção dos elementos diagonais centrais, todos os outros elementos diagonais sofrem tração. Já os elementos verticais suportam toda a força de compressão, por isso os elementos diagonais conseguem ser delgados, barateando o projeto.
Treliça Howe Como elementos diagonais estão colocados na direção contrária ao centro da ponte, suportam a força de compressão, isso possibilita que seja necessário perfil metálicos maiores, encarecendo a construção. Esse tipo de ponte treliçada é denominado Howe e é exatamente contrária a ponte de treliça Pratt.
Treliças Simples
A treliça é uma estrutura de elementos delgados ligados entre si pelas extremidades. Geralmente os elementos de uma treliça são de madeira ou de aço e em geral são unidos por uma placa de reforço com mostrado na