Treliças
As Treliças ou Sistemas Triangulados são estruturas formadas por elementos indeformáveis, aos quais se dá o nome de barras, ligados entre si por articulações que se consideram perfeitas, os nós. Nas Treliças as cargas existem somente nos nós, ficando assim as barras apenas sujeitas a esforços normais (alinhados segundo o eixo da barra) de tracção ou compressão
Designa-se por Treliça Plana quando todos os elementos da mesma se encontram dispostos essencialmente num plano.
A definição de Treliça tem como base as seguintes simplificações:
1. barras rígidas
2. Articulações perfeitas
3. articulações com 3 graus de liberdade (rótulas)
4. ausência de forças aplicadas nas barras
As articulações dos nós das treliças
A articulação dos nós de treliças sempre gera discussões. Este capítulo tem o objetivo de fornecer informações para justificar a razão de se adotar estruturas com nós articulados, quando realmente não o são e as limitações para estas considerações.
Quando se calcula uma estrutura formada por um conjunto de barras interligadas formando triângulos, é imediato calculá-la como treliça, ou seja, estrutura com nós articulados.
Ocorre que para o caso particular das estruturas com forma de treliças, destinadas a receber somente cargas sobre os nós e cujas ligações entre as barras tenham seus eixos (das barras) coincidindo num mesmo ponto, tornam se indiferentes as articulações, ou não, como conseqüência de um cálculo simplicado.
As treliças são estruturas altamente hiperestáticas pela alta rigidez das ligações (para a grande maioria das estruturas), gerando a perfeita continuidade das barras. Porém, é fácil mostrar que calculá-la como contínua, ou articulada, os resultados são exatamente os mesmos, desde que as cargas estejam aplicadas sobre os nós, as ligações sejam centradas e as deformações axiais das barras são desprezadas para cálculo de grau de deslocabilidade dos nós – hipóteses adotadas no cálculo usual.
Assim,