Trabalho de teoria instirucional
Dalvan Correia da Silva
Email: dalvanks@hotmail.com R.A 5198564
Curso Administração – Disciplina Jogos de Empresas
FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas
Profº Luiz Felipe Ângelo Filho
Resumo Antigamente, as organizações eram vistas pelos sociólogos em seus estudos organizacionais como fatores problemáticos sociais. Essas organizações eram vistas como um sistema fechado e independente, assim seu alvo de estudo não estava nelas.
Depois de algum tempo, as organizações começaram a ser consideradas como um sistema aberto com um conjunto de subsistemas inter-relacionados, sujeitos ás influências dos ambientes externos. Esse artigo possui o objetivo, explicar as estruturas institucionalizadas utilizadas pelas organizações, as quais a utilizam para obter o controle e a coordenação das tarefas efetuadas dentro da organização.
Palavras Chaves
Institucional, Objeficação, Habitualização e Sedimentação.
Estrutura Formal e Informal
Toda empresa possui dois tipos de estrutura: formal e informal. A empresa que possui estrutura formal é deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma. A estrutura formal da ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades é estável, sujeita ao controle de suas atividades, esta na estrutura e possui lideres com atitudes e posturas formais. Organizações com estrutura informal apresentam as seguintes características: a autoridade flui na maioria das vezes na horizontal, é instável, não está sujeita a controle, está sujeita aos sentimentos, o líder age de maneira informal, desenvolvendo assim, novos sistemas e canais de comunicação.
Ambigüidades na Teoria Institucional
Segundo Meyer e Rowan, as ambigüidades definem a estrutura institucional, isto é, aquela que está sujeita a desvinculação da ação e da estrutura formal.
Eles definem a estrutura institucional como força causal de padrões estáveis de comportamento, sendo considerada pelos