Treinamentos
É necessário para um treinamento em grupo que todos os participantes possuam conhecimento sobre o assunto a ser discutido, para obter opiniões individuais e assim sugerir propostas de alternativas para a solução do problema apresentado para por fim buscar um acordo de seus integrantes.
Existem inúmeras técnicas de treinamento em grupo as dinâmicas mais utilizadas são: As reuniões de debate, demonstração, dramatização, brainstorming, estudo de caso, painel, simpósio e jogo de empresa que são utilizadas para discussão, representação e apresentação de situações problemas existentes no cotidiano empresarial, são realizados em busca de novas ideias e sugestões para solução dos pontos fracos e aprimoramento das atividades desempenhadas.
O treinamento individual é uma auto-instrução realizada por meio de um ensino dirigido ao treinando, as técnicas mais utilizadas são: Treinamento no próprio serviço, onde é utilizado os materiais e recursos existentes para aprender a atividade a desempenhar, o rodizio de funções onde o funcionário passa por diversos cargos aprendendo todas as atividades executadas, e a instrução programa que é o ensino didático do simples para o complexo de forma gradativa.
O método de treinamento a distância se baseia num programa de auto-desenvolvimento, realizado onde quer que o treinando se encontre.
O método expositivo é a maneira mais comum utilizada pelas empresas, podendo ser fechada quando somente o apresentador discorre sobre o tema ou aberta quando os ouvintes podem participar dos debates.
As técnicas expositivas de treinamento divide-se em palestra que é um processo complementar não sendo recomendável somente a sua utilização e a conferência que é semelhante à palestra e utilizada em várias funções.
As técnicas de treinamento quanto ao uso são orientadas para o conteúdo utilizado para a transmissão de conhecimento e informação e as orientadas para o processo busca mudar atitudes e mudar relações