Treinamento e desenvolvimento
Nas páginas seguintes estão descritos o enfoque e a aplicação de práticas gerenciais e seus padrões de trabalho para que as pessoas sejam capacitadas a desenvolver e utilizar seu pleno potencial, em alinhamento com as estratégias da Organização. São também examinados os esforços para criar e manter um ambiente que conduza à excelência do desempenho, à plena participação e ao crescimento pessoal e da Instituição.
Destacamos aqui o trabalho realizado em dois Institutos do Sistema FMUSP-HC, para exemplificar as práticas gerenciais relativas à gestão de pessoas.
1. SISTEMA DE TRABALHO
A atual estrutura organizacional do
Sistema de Gestão de Pessoas começou a ser construída a partir de 1998, com processos que buscaram o crescimento pro- gressivo e a maturidade dos profissionais
Os cargos destinam-se a pessoas que atuam na execução de serviços admi- nistrativos e de assistência à saúde como os auxiliares, o nível universitário atua na assistência à saúde e também na super- visão, já os cargos em comissão atuam como gerentes, exercendo atividades que influenciam nas decisões mais complexas
que integram a instituição. O desenvolvi- mento dessas ações está centralizado na competência de liderança da Diretoria
Executiva, assim como as gerência e che- fias dos diversos setores, que atuam de maneira integrada, com autonomia dentro do processo decisório.
Para a adoção desse modelo orga- nizacional de responsabilidade partilhada, buscaram-se formas de treinamento, que consolidassem um aprendizado de teorias e conceitos relacionados ao auto-conhe- cimento compreendendo que essa estru- tura fosse capaz de capacitar os profis- sionais para que respondessem rapida- mente às mudanças internas e externas, e às novas expectativas dos usuários. Esse aspecto pode ser observado no orga- nograma da instituição, flexível e maleável para detectar as exigências dos usuários internos e externos.
1.1. ESTRUTURA DE CARGOS
O Quadro