treinamento e desenvolvimento
O treinamento é visto, nos dias de hoje, como uma forma de desenvolver pessoas. Para tanto, é necessário cumprir alguns requisitos. Um dos mais importantes, sem dúvida, é descobrir o objetivo deste treinamento, qual sua origem? A quem ele é destinado? São alguns questionamentos básicos para se obter sucesso em um programa de treinamento. O LNT pode partir de um diagnóstico feito a partir de indicadores e informações quer resultam na necessidade de um treinamento. É importante salientar que treinamento e desenvolvimento é um processo que não tem fim. Esse levantamento vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas à medida que é crescente a procura em treinar e desenvolver talentos humanos.
Análise de organização total: o sistema organizacional
A análise organizacional envolve não só o estudo de toda a empresa – sua missão, objetivos, recursos, competências e a sua distribuição para a consecução dos objetivos – como também o ambiente socioeconômico e tecnológico no qual a organização está inserida. Essa análise ajuda a responder a questão sobre o que deve ser ensinado e aprendido em termos de um plano e estabelece a filosofia de treinamento para toda a empresa. Os objetivos de longo prazo da organização são importantes para o desenvolvimento de uma perspectiva sobre a filosofia de treinamento.
A análise organizacional determina qual a ênfase a ser dada ao treinamento.
Neste sentido a análise organizacional deverá verificar todos os fatores – como planos, força de trabalho, eficiência organizacional, clima organizacional – capazes de avaliar os custos envolvidos e os benefícios esperados do treinamento em comparação a outras estratégias capazes de atingir os objetivos organizacionais, e assim determinar a política global com relação ao treinamento. O modelo organizacional visa representar a própria essência da unidade organizacional o que ela representa de fato, quem a representa, qual o