Treinamento e Desenvolvimento
Treinamento é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos ou atitudes que resultem em uma melhoria da adequação entre as características dos empregados e as exigências dos papeis funcionais.
Desenvolvimento é o processo de longo prazo para aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados afim de torna-los futuros membros valiosos da organização. O desenvolvimento inclui não apenas o treinamento, mas também a carreira e outras experiências.
Cada vez mais as empresas estão preocupadas com o capital humano e os gastos com programas de treinamento e desenvolvimento tem sido encarados como investimentos estratégicos similar aqueles realizados com novas instalações e equipamentos. O treinamento continuado é vital para obtenção de competitividade.
O treinamento tem importância para as organizações na medida em que cria atitudes e comportamentos positivos para os objetivos organizacionais e dos indivíduos, além disso, representa fator de auto satisfação, constituindo-se em um agente motivador significativo e oportunista, também uma continuidade á educação no que diz respeito so preparo para exercer melhor a função profissional.
Podemos definir treinamento como um processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizado através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, habilidades e competências em função de objetivos definidos. (Chiavenato, 2004).
Conceito
No dicionário da língua Portuguesa Fernandes, Luft e Guimarães, Edição 53º, Editora Globo, define-se treinamento; (s.m) como ato ou efeito de treinar.
De acordo com Martins, (2001) em uma instituição podem ser aplicadas diversas estratégicas de desenvolvimento, visando facilitar a compatibilização dos interesses organizacionais com os do profissional,
Para ele, as principais ferramentas são:
Rodízio( Job rotation)- é a atribuição de tarefas especiais (JobAssigmmts), movimentação das