Artigo
Em uma topologia de malha, cada dispositivo tem um ponto-a-ponto e dedicado com qualquer outro dispositivo. O termo dedicado significa que o link leva o tráfego unicamente entre os dois dispositivos conectado.
Por conseguinte, uma rede de malha requer totalmente ligada n (n-1) / 2 canais físicos de ligação n dispositivos. Para acomodar o maior número de links, cada dispositivo na rede deve ter sua entrada / saída (I / S).
Uma malha oferece várias vantagens sobre outras topologias de rede. Primeiro, o uso de links dedicados garante que cada ligação só deve carregar o fardo de seus próprios dados de dispositivos conectados, eliminando o problema que surge quando os links são compartilhados por vários dispositivos. Em segundo lugar, uma topologia de malha é robusta. Se uma ligação falhar, não desativar todo o sistema.
Outra vantagem é a privacidade ou segurança. Quando uma mensagem se desloca através de uma linha dedicada, apenas vê o receptor apropriado. Os limites físicos evitar que outros usuários acessem as mensagens.
Topologia em estrela
Na topologia em estrela cada dispositivo tem apenas um ponto-a-ponto dedicado para o controlador central, geralmente chamado um cubo. Os dispositivos não estão diretamente ligados entre si.
Ao contrário da topologia em malha, a topologia em estrela não permite que dispositivos de tráfego direto. O controlador atua como um permutador de calor: se um dispositivo deseja enviar dados para um outro, que envia os dados para o controlador, o qual retransmite-os para o dispositivo final.
A topologia em estrela é mais barato do que uma topologia mesh. Em uma rede em estrela, cada dispositivo precisa de apenas uma ligação e porta de entrada / saída para conectar-se a qualquer número de dispositivos.
Este fator também torna mais fácil de instalar e reconfigurar. Além disso, você precisa instalar os menos cabos e conexão, desconexão e remoção de dispositivos afeta apenas uma conexão: