atps física 3
Elson Roberto da Silva RA: 5833150147
Jaqueline Fernanda de Moura RA: 3733702231
Priscila kruczkiewicz RA: 3739722016
Eliel tellles Camargo RA: 4265855389
Geovan.Lima dos Santos RA:4270862270
Roberto Luiz Rovigo RA: 4827919487
FISICA III
Curso: Engenharia Mecânica
Professor: Jean Carlos Maffezzolli
JARAGUÁ DO SUL
10/10/2013
O que pode ocasionar a explosão de uma fábrica de chocolate em pó.
Sabemos que as partículas do pó de chocolate são todas positivas ou seja existir igualdade ou (equilíbrio )entre elas ,fazendo com que elas sejam eletricamente carregadas.
O tubo de plástico de raio R= 5,0 cm,também não oferece risco no estado em que se encontra (Parado) .
Porem quando o pó passa pelo tubo ele produz um atrito e a medida que estas partículas são aceleradas começa a se formar um campo magnético interno, dentro do tubo de plástico e se este processo não for controlado a preção do campo eletromagnético romperá as paredes do tubo,o deslocamento desta energia pressurizada ocorrerá por meio de uma explosão, explosões provocadas por descargas elétricas(centelhas) produzidas pelo pó que é muito fino. .
É importante ressaltar que a lei de Gauss se torna eficiente neste caso, em que, há simetria esférica, cilíndrica ou plana. Podemos dizer que dentro do tubo se formou uma atmosfera gaussiana
A lei de Gauss consiste em utilizar a simetria das distribuições de carga para calcular o campo elétrico produzido por elas, com mais facilidade. O campo elétrico E aponta para dentro do Tubo, por receber elétrons.
Em cada partícula de chocolate quando acelerada forma,o que se pode chamar de reação gaussiana
O resultado desta reação pode ser visto e analisado da seguinte forma:
A lei de Gauss relaciona o fluxo elétrico resultante Φ de um campo elétrico, através de uma superfície fechada, com a carga resultante que é envolvida por essa superfície. Em outras palavras, a lei de Gauss relaciona os campos elétricos em pontos sobre