Programador
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TATUÍ
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ALEXANDRE R. PESTANA
RODRIGO ANDRADE
salvar NEGÓCIO que NÃO esta BEM FINANCEIRAMENTE
Tatuí, SP
2º Semestre/2014
ALEXANDRE R. PESTANA
RODRIGO ANDRADE
SINAIS DE QUE SEU NEGÓCIO NÃO VAI BEM FINANCEIRAMENTE
Trabalho apresentado a disciplina de Negócios Eletrônicos do curso de GTI da Faculdade de Tecnologia de Tatuí – FATEC.
Orientador: Professor Neucy Donizeti Xavier Pinto
Tatuí, SP
2º Semestre/2014
SINAIS DE QUE SEU NEGÓCIO NÃO VAI BEM FINANCEIRAMENTE
1. Quedas seguidas no faturamento ou estagnação nas vendas
As vendas não têm crescido na comparação de um ano para o outro ou, ainda pior, elas têm diminuído. Esse é um sinal claro de que algo precisa ser feito. Em alguns momentos, o problema não é só com o seu negócio, mas conjuntural. “Se estamos em um momento em que o governo federal abre mão da arrecadação para estimular o consumo, é porque a situação não é boa para todo mundo”, diz João Carlos Natal, consultor do Sebrae.
Para Dana, da FGV, outra situação que pode colaborar para a queda nas vendas é o ciclo do produto. Logo após o lançamento, as vendas entram em crescimento. Depois de um tempo, esse ciclo atinge a maturidade e, então, entra em declínio. O tempo entre um ponto e outro da curva depende do mercado e do tipo de produto.
Segundo Natal, do Sebrae, dois movimentos podem ser feitos para melhorar esse cenário. Do ponto de vista de marketing, é possível pensar em estratégias para vender mais. “Comunique-se melhor com o mercado, vá em busca de novos nichos, novos clientes e novas oportunidades”, diz Natal.
Se o mercado estiver estagnado e não for possível aumentar as vendas, o empresário pode montar uma planilha, avaliar seus custos fixos ao longo de um ano e classificar os itens de maior para o menor impacto. Identifique o que é possível reduzir ou