Treinamento e Desenvolvimento
O Treinamento pode ser entendido como uma “educação profissional que visa adaptar o homem ao trabalho em uma determinada empresa, preparando-o adequadamente para o exercício de um cargo podendo ser aplicado a todos os níveis ou setores da empresa”. Barreto (1995):
O Desenvolvimento pode ser entendido como um “aperfeiçoamento as capacidades e motivações dos empregados a fim de torna-los membros valiosos de uma organização”. (Milkovich e Boudreau, 2000)
Um programa de treinamento deve se guiar por determinados pontos imprescindíveis para o seu sucesso: Identificar o cliente, este é o ponto de partida para a elaboração do programa. Se a identificação do cliente estiver errada, todo o programa perderá o seu sentido. Para a identificação, deverá levantar questões como: Qual é o problema a ser solucionado? Quais são as suas necessidades? E que resultados deverão ser alcançados? Somente o cliente terá as respostas para estas perguntas. Levantamento de necessidades (LN): Para que um programa de treinamento tenha o resultado esperado, devem ser ajustadas as ações da área de treinamento com as necessidades da instituição. Ao realizar um levantamento de necessidade tem que tomar cuidado para não cair na tentação do resultado imediato cobrado pela empresa. O LN trará a tona a "carência observada no indivíduo ou no grupo, diante do padrão de qualificação necessário para a boa execução das tarefas de uma função"(TOLE e MILIONI, p. 88). Os resultados aqui traçados definirão as ações a serem tomadas posteriormente. Para realizar o LN podem