TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
CONCEITO DE TREINAMENTO
Antigamente o RH considerava o treinamento como um meio para adequar cada pessoa a seu cargo e desenvolver o trabalho na organização. Mais recentemente o conceito foi ampliado, o treinamento é um meio para alavancar o desempenho do cargo. Modernamente, o treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais e se tornarem cada vez mais valiosas.
PROCESSO DE TREINAMENTO
É um processo cíclico e contínuo composto de quatro etapas:
1) Diagnóstico: levantamento das necessidades ou carências de treinamento. Podem ser passadas, presentes ou futuras.
2) Desenho: É a elaboração do projeto ou programa de treinamento.
3) Implementação: a execução e condução do programa de treinamento.
4) Avaliação: verificação dos resultados obtidos.
LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO
Para que se desenvolva um treinamento a primeira atitude é o levantamento das necessidades deste treinamento pela organização. Essas necessidades nem sempre são muito claras e precisam ser diagnosticadas a partir de certos levantamentos e pesquisas internas capazes de localizá-las e descobri-las. Necessidades de treinamento são as carências de preparo profissional das pessoas, ou seja, a diferença entre o que uma pessoa deveria saber e fazer e aquilo que ela realmente sabe e faz.
Quando o padeiro da esquina vai montar sua padaria, ele não tem nenhuma dúvida de que seu negócio só funcionará “redondo” quando o pessoal (ele inclusive) souber realizar com um mínimo de adequação o trabalho necessário. O que ele sabe, mesmo que não utilize palavras com: treinar é estratégico, é que dispor das competências necessárias é essencial ao negócio e que caberá a ele ensiná-la ao pessoal ou dar-lhes tempo para que aprendam sozinhos ou recursos para que aprendam com terceiros. Mesmo que contrate