treinamento e desenvolvimento
Gerência de Recursos Humanos
Treinamento e Desenvolvimento
O presente trabalho é uma pesquisa sobre o tema treinamento e desenvolvimento, com o objetivo de abranger o conhecimento sobre o tema. Será apresentado ao docente Fernando como requisito parcial para aprovação na disciplina de Gerência de RH.
Goiânia,
Outubro de 2012
Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO
Gerência de Recursos Humanos
Treinamento e Desenvolvimento
Caroline Goulart
Guilherme Valadão
Rafaela Andrade
Rafaela Basinski Trombetta
Willard Ribeiro
Goiânia,
Outubro de 2012
1 Introdução
Após a Revolução Industrial, o departamento de pessoal cuidava basicamente das obrigações legais trabalhistas, fazia as admissões, anotações em carteiras de trabalho, apurava frequência, aplicavam advertências, elaborava a folha de pagamento, os cálculos de rescisão de contrato, etc. A base do trabalho era operacional e burocrática sob o conceito de mão-de-obra. Nessa época, utilizava-se a palavra adestramento para identificar o processo que hoje conhecemos como treinamento.
O assunto treinamento passou por uma transformação apenas nas décadas de 50 e 90. Quando os funcionários passam a ser tratados como uma extensão dos demais recursos da empresa, passando a serem comparados com recursos financeiros e físicos. Devido a isso o antigo departamento de pessoal se tornou gerência de Recursos Humanos (RH), esse mesmo foi dividido em subdivisões de acordo com a especialização do gestor.
Entretanto foi durante a década de 90 que o evento se tornou mais radical. Pois com o avanço da tecnologia da informação a economia ficou globalizada, levando informação rapidamente a todo o planeta. Surge assim, uma necessidade de tratar a pessoa não mais como um recurso humano equiparado aos demais recursos empresariais, mas como um elemento diferenciado para o